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Referências: Usabilidade e Arquitetura de Informação de Websites de Governos Municipais

Referências da monografia Usabilidade e Arquitetura de Informação de Websites de Governos Municipais

Métodos de avaliação com usuário

Métodos de avaliação com usuário buscam o envolvimento dos usuários na avaliação por meio de observação dos usuários ou por meio de investigação.

Teste de Usabilidade

Apresentação da definição e como fazer teste de usabilidade. O teste de usabilidade avalia a usabilidade de sistemas interativos por meio da observação de usuários reais realizando tarefas típicas e pré-predefinidas.

Entrevistas

Técnicas de entrevista para avaliação de interfaces.

Questionários

Importância e técnicas de utilização de formulários para avaliação de interfaces. Os questionários são formulários compostos por perguntas, abertas ou fechadas, aplicadas a fim de coletar dados para uma avaliação, análise ou pesquisa

IHC: Interfaces e Interação

Resumo e abordagem de Interfaces e Interação para IHC

Objetos de estudo e objetivos da IHC

Resumo dos objetivos da IHC. A IHC estuda a interação sob o ponto de vista do usuário envolve investigar as pessoas usando sistemas

IHC: Engenharia Cognitiva

Resumo da Engenharia Cognitiva. A Engenharia Cognitiva foca os processos psicológicos dos usuários e os fenômenos envolvidos durante a interação com o sistema

IHC: Engenharia Semiótica

Resumo da Engenharia Semiótica. A Engenharia Semiótica é uma teoria explicativa focada na relação entre designers e sistemas, na sua visão um sistema interativo é uma mensagem do designer ao usuário.

Principais teorias da interação

Apresentação das teorias Engenharia Cognitiva e Engenharia Semiótica com o objetivo de projetar uma interface adequada ao contexto e às necessidades dos usuários

Abordagens da IHC: Usabilidade

Apresentação e conceitualização de usabilidade. A usabilidade é um atributo de qualidade relacionado à facilidade do uso de algo.

Abordagens da IHC: Comunicabilidade

Definição e resumo da Comunicabilidade. A comunicabilidade diz respeito à capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design: as intenções do designer e os princípios de interação resultantes das decisões tomadas no processo

Abordagens da IHC: Acessibilidade

Importância e definição de acessibilidade. Acessibilidade é a flexibilidade proporcionada para o acesso à informação e à interação, de maneira que usuários com diferentes necessidades possam acessar e usar esses sistema.

Abordagens da IHC

Apresentação das diferentes abordagens de IHC. Apresentação de três conceitos relacionados à interface: usabilidade e experiência do usuário, acessibilidade e comunicabilidade.

Arquitetura de Informação

Definição e descrição de arquitetura de informação. Garantir uma experiência de uso de qualidade de um sistema interativo exige organizar e apresentar as informações de modo a facilitar seu acesso, de tal forma que o usuário a encontre intuitivamente

AI: Sistema de Organização

Descrição dos principais sistema de organização. O Sistema de Organização tem o intuito de possibilitar que os usuários encontrem o que precisam de modo intuitivo, e refere-se à classificação, estruturação e hierarquização das informaçõess

AI: Sistema de Navegação

Descrição dos principais sistema de navegação. .O sistema de navegação deve orientar a interação do usuário com a estrutura da informação tendo dois objetivos : indicar a localização e mostrar o caminho para alcança seu objetivo.

AI: Tipos de Navegação

Resumo dos principais tipos de navegação pra arquitetura de informação. Embora não exista consenso quanto à nomenclatura, os diversos tipos de navegação podem ser agrupados em: navegação estrutural, navegação associativa e navegação utilitária

Avaliação de Interfaces

Definição e importância de avaliação de interfaces para garantir a usabilidade

Framework DECIDE para avaliação de interface

Definição e resumo do framework DECIDE

Métodos de avaliação com especialistas

Definição e resumo da avaliação com especialistas. Esse tipo de avaliação envolve um ou mais especialistas inspecionando e julgando a adequação da interface com base em princípios reconhecidos e em sua experiência profissional,.

Avaliação Heurística

A avaliação heurística foi proposta por Nielsen e Molich, em 1990, no intuito de encontrar problemas de usabilidade durante o desenvolvimento de sistemas interativos

Percurso Cognitivo

Apresentação e definição do Percurso Cognitivo. O Percurso Cognitivo, baseado na engenharia cognitiva, avalia, através da exploração da interface, a facilidade de aprendizado por exploração de um sistema

Análise de métricas e dados de log

Técnicas de aplicação de análise de métricas e log

Usabilidade e Arquitetura de Informação de Websites de Governos Municipais

Cópia da monografia Usabilidade e Arquitetura de Informação de Websites de Governos Municipais apresentado à Fatec/SP

Projeto de Lei sobre Usablidade

Cópia do Projeto de Lei sobre Usablidade apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de SP

Desafio do e-gov brasileiro

apresentação dos principais desafio do e-Gov

Interação Humano-Computado – IHC

Apresentação e definição da Interação Humano-Computado – IHC

IHC: histórico da área

Abordagem histórica de IHC

Definição e características de e-Gov

Definição e características de Governo Eletrônico, também chamado de e-Governo ou e-Gov. e-Gov é o uso de tecnologias de informação, comunicação e automação para promover melhores serviços e relacionamento com à sociedade

Objetivos do e-Gov

Apresentação dos principais objetivos do Governo Eletrônico

Público-alvo de e-Gov

Descrição dos públicos para e-Gov

Sobre o Blog

Apresentação do blog

e-Gov, IHC e AI: relação e importância

Importância da arquitetura de informação para e-Gov. As pesquisas apontam a falta de usabilidade dos governos eletrônicos, mais especificamente a dificuldade em encontrar as informações e/ ou serviços desejados

Principais Teorias Pedagógicas de Aprendizagem

Resumo das principais teorias de aprendizagem com o objetivo de embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem EaD

Design Instrucional e a profissão de designer instrucional

A fim de compreender como ensinar a distância, uma nova área da pesquisa educacional procura trabalhar com essa problemática e com as especificidades inerentes a essa modalidade de ensino, a denominada Design Instrucional.

Sociedade, Tecnologia e Educação a Distância

Na chamada "sociedade do conhecimento", onde o conhecimento é o principal recurso, a educação é fundamental para sobrevivência de um indivíduo no mercado de trabalho e para viver em sociedade,.

Modelo Para Construção de Cursos à Distância

O modelo de desenvolvimento de Design Instrucional. O modelo é destinado para construção de cursos à distância é composto por cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação

Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Análise

Resumo da fase de Análise para Construção de Cursos à Distância. A fase de análise examina a necessidade de aprendizagem objetivando realizar uma caracterização do contexto, traçar o perfil do público-alvo e delinear o problema educacional.

Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Desenvolvimento

Resumo da fase de Desenvolvimento para Construção de Cursos à Distância. A fase de desenvolvimento abrange a produção do conteúdo, adaptação do material instrucional, produção das mídias e a viabilização dos recursos

Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Implementação

Descrição da implementação de um Modelo Para Construção de Cursos à Distância. A implementação abrange a aplicação do curso, o momento em que o curso é publicado e o momento em que o curso é executado.

Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Avaliação

Resumo e definição de avaliação para para construção de cursos para Ead e Design Instrucional. A fase de avaliação consiste no monitoramento do andamento do curso para avaliação das estratégias pedagógicas e tecnológicas utilizadas

Matriz de Design Instrucional

A Matriz de Design Instrucional é um documento que apresenta informações detalhadas sobre uma atividade desmembrada do Mapa de Atividades.

Mapa de atividades

O Mapa de Atividade realiza o detalhamento do planejamento das atividades de aprendizagem em aula, ou seja, o detalhamento é feito por aula ou por unidade de aprendizagem

Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Design

Resumo da fase de Design para Construção de Cursos à Distância. A fase de design abrange o planejamento e o design da situação didática.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

Resumo da importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs. Ava é um local onde se concretiza as ações educacionais que contém diversas funcionalidades e ferramentas de interação, administração e de apoio às estratégias educacionais.

Fatores chave de sucesso de programas de educação a distância via Internet

Resumo de alguns fatores cruciais para planejamento de cursos EaD.

Recursos de Design Instrucional

Resumo e apresentação das ferramentas do Designer Instrucional. Mapa de Atividades, Matriz de Design Instrucional e StoryBoard, ferramentas desenvolvidas especialmente para Design Instrucional de EaD.

Importância em projetar uma experiência de qualidade no uso da web

Resumo histórico e descrição da Importância em projetar uma experiência de qualidade no uso da web