publicações/

Papel da Tecnologia de Informação na Gestão de Conhecimento

Sistemas de Informação

Na Gestão de Conhecimento, a Tecnologia de Informação é um coadjuvante, seu papel consiste em fornecer infraestrutura e apoio as estratégias de GC. A GC é uma área que envolver diversos outros fatores:

  • aspectos da empresa (estratégia, objetivos, modelo de negócio, ambiente e cultura da empresa):  a tecnologia atua dando suporte nas tomadas de decisão e na elaboração das estratégias e do modelo de negócio
  • pessoas (cultura, hábitos e costumes do individuo)
  • conhecimentos tácitos (know-how)
  • conhecimentos explícitos: a tecnologia fornece meios para transformação de conhecimento tácito em explicito que gere valor a organização
  • conhecimentos individuais: a tecnologia fornece meios para o individuo compartilhar ideias e experiências
  • conhecimentos organizacionais( o que é conhecimento para organização) : a tecnologia facilita a  transformação do conhecimento individual em conhecimentos para organização que gere valor a organização.

A consciência do papel da TI - suporte e apoio - na GC é importante para enfatizar que apenas ferramentas e suítes de aplicativos não são suficientes para gerenciar o conhecimento em uma organização. Embora, segundo pesquisas (Slide 33), existe um número considerável de empresa que acredite neste fato.

Contribuição da Tecnologia de Informação para Gestão de Conhecimento

Apesar da TI de ser um coadjuvante, seu papel é muito importante. A contribuição da tecnologia na GC pode ser de duas formas: diretamente e indiretamente.

Indiretamente, no sentido de facilitar o entendimento do negócio e auxiliar na definição metas e estratégias de negócios claras, facilitando assim a identificação do que seria conhecimento para a organização e quais conhecimentos poderiam agregar valor ao negócio. Por exemplo, a tecnologia possibilita o BSC, que possibilita de uma forma clara saber o que a empresa almeja, assim, sabendo o que deseja, é possível saber qual conhecimento será útil para alcança o almejado e qual conhecimento poderá gerar valor ao negócio da empresa.

Diretamente, a tecnologia pode contribuir para:

  • criar ambientes virtuais para o compartilhamento de conhecimento tácito: permitir que os funcionários possam se comunicar informalmente, trocar experiências e ideias nos diversos níveis da organização
  • apoiar à comunicação empresarial e a troca de ideias e experiências.
  • facilitar o compartilhamento de problemas, ideias e soluções: compartilhar as melhores práticas e os problemas, assim como as soluções.
  • ajudar o desenvolvimento do conhecimento coletivo e do aprendizado contínuo. Por exemplo, cursos de treinamento e aperfeiçoamento das equipes

Desenvolvimento de tecnologia para GC

Quando se fala em desenvolvimento de tecnologia para apoio a GC, três aspectos são importantes:

  • criação de mecanismos que permitam aos profissionais manter contato e não apenas a captura e disseminação centralizada de informação; a TI deve ser usada para facilitar a troca de experiências e o trabalho em conjunto sem burocracia, sem muitas regras e restrição.
  • desenvolvimento de sistemas de suporte ao conhecimento deve estar vinculado a geração de valor ao negócio: os sistemas devem permitir que o conhecimento gere valor ao negócio e seja utilizado como estratégia. Nem toda troca de experiência e comunicação gera conhecimento nem valor a organização, como uma conversa sobre assuntos pessoais.
  • tecnologias de suporte ao conhecimento devem ser flexíveis e fáceis de usar, dando a maior autonomia possível aos membros das comunidades de trabalho, com um mínimo de interferência da área de TI.

Desafio da Tecnologia de Informação na Gestão de Conhecimento

O conhecimento é um produto social que surgi a partir da interação, da troca de ideias e experiência entres os indivíduos. Nesse sentido, o conhecimento se baseia em interação e experiência, que não estão, por exemplo, no data warehouse, e sim, disseminada entre os funcionários da organização.

Em empresa cuja competência é a inovação, como a 3M, a inovação surge por meio da interação, como foi o caso do post-it, primeiro foi inventado a cola por uma pessoa e, depois de muito tempo veio outra pessoa e achou uma utilidade para a cola.

Nesse contexto, o desafio da tecnologia na Gestão do Conhecimento e sair da plataforma de processamento e reunir os diversos profissionais da empresa, espalhados nas diversas localidades e unidades de negócio, em um ambiente interativo que facilite e apoie:

  • a união das pessoas
  • a troca de experiências
  • o compartilhamento de problemas e a ajuda na solução
  • a construção do conhecimento coletivo -aprendizagem

Tecnologias úteis para o suporte à Gestão do Conhecimento

Segundo Filho (2003), as principais tecnologias em uso para a Gestão do Conhecimento são: videoconferência, groupware, painéis eletrônicos e grupos de discussão, bases de dados on-line, CD-ROMs, Internet, intranets, sistemas especialistas, agentes de pesquisa inteligentes, data warehouse / data mining e gerenciamento eletrônico de documentos.

A GC é um conceito e a empresa tem que ter estratégia de GC bem definidas. Não vai ser a tecnologia que vai definir as estratégias de GC e sim ao contrário, por meio da estratégia e da analise das características de cada mídia é que será identificada qual é a tecnologia mais adequada.