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Análise de métricas e dados de log

IHC

Sistemas interativos baseado na internet armazenam logs da interação do usuário e outros dados de trafego, possibilitando identificar e conhecer o contexto de uso, erros ocorridos na utilização, recursos de ajuda usados, funcionalidades e páginas acessadas, além de outros vestígios do uso real, em ambiente real e por usuário reais, isso de forma discreta e não intrusiva (Cybis et alii, 2010; Kalbach, 2009).

Kalbach (2009) adverte que, mesmo que dados de logs possam fornecer dados preciosos e úteis para melhoramento das interfaces e, principalmente, para melhoria da interação do usuário, não é possível identificar o objetivo do usuário nem explicar o porquê do seu comportamento, além do fato de que dados gerados por esse meio não são confiáveis e é arriscado fazer conclusões utilizando apenas eles.

Para Cybis (et alii, 2010), as dificuldades e os problemas para utilização dessa técnica é porque, apesar de ser uma técnica consolidada em outras áreas, sua aplicação para otimização da experiência do usuário é pouco utilizada e despertou interesse a pouco tempo, tendo poucas ferramentas para trabalhar e interpretar uma enorme quantidade de logs tendo como foco a usabilidade.

Diante de uma análise da aplicação da técnica com o intuito de melhorar a experiência do usuário, o autor Cybis (et alii, 2010) propõe algumas estratégias:

  • Tornar o sistema compatível para os usuários principais;
  • Tornar a experiência do usuário mais eficiente;
  • Tornar a experiência do usuário mais eficaz.

Kalbach (2009) recomenda a utilização dessa técnica para avaliar o antes e depois de mudanças implementadas em um sistema, assim, possibilita comparar se as mudanças foram positivas e se geraram melhorias realmente. A fim de aplicar a técnica de forma eficaz e corretamente, o autor propõe três atividades: preparação, execução e consolidação. A tabela 6 apresenta detalhes da sua aplicação.

Tabela 6: Aplicação de análise de métricas e logs (Kalbach, 2009, p.190)

Atividade Tarefa
Preparação • definir métricas para medir o sucesso
• obter uma visão geral por meio das métricas de sucesso
Execução • obter uma lista de melhorias aplicando avaliações e testes com outras técnicas e métodos
• implementar as mudanças e melhorias
Consolidação • comparar as métricas antes e depois das mudanças
• analisar a calcular as métricas

 

Referências: