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Principais Teorias Pedagógicas de Aprendizagem

Design Instrucional

O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem (PINHEIRO, 2002). Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim, uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos (BITTENCOURT, 1999).

As teorias pedagógicas de aprendizagem amparam a justificativa das estratégias adotadas no desenvolvimento de um projeto de Design Instrucional. São baseadas nas teorias que todos os processos de aprendizagem e todas as decisões relacionadas ao ensino-aprendizado são tomadas e justificadas. No entanto, não existe uma teoria universal que possa ser utilizada em todas as decisões, é necessário integrar, mesclar ou utilizar apenas uma dependendo dos resultados almejados. Os objetivos e o contexto identificado na fase de análise do modelo de desenvolvimento de Design Instrucional é que permitem saber quando e qual teoria usar.

Filatro (2007) demonstra a importância das teorias pedagógicas afirmando que o Design Instrucional avança de acordo com o desenvolvimento das teorias de aprendizagem. Dessa forma, a seguir, será apresentada uma síntese das principais vertentes teorias de aprendizagem.

As teorias pedagógicas de aprendizagem além de amparar o processo de desenvolvimento permitem criar situações e atividades que foquem a aprendizagem e, principalmente, lidar com problemas de evasão de alunos por desmotivação e sentimento de solidão, desvantagens da educação a distância via web. Esses problemas são amenizados, também, por interações, diálogos e vínculos afetivos

Continue a leitura com o texto "Diálogo, vínculos afetivos e a construção do conhecimento"

Referências: