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Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Avaliação

Design Instrucional

Caso ainda não tenha lido, recomendo o texto "Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Implementação"

A fase de avaliação consiste no monitoramento do andamento do curso para avaliação das estratégias pedagógicas e tecnológicas utilizadas, buscando identificar se os resultados são os esperados, avaliando a eficácia do curso e a eficiência dos sistemas. Filatro (2007) reparte as estratégias de avaliação em três partes:

  • Acompanhamento: definir formas e os responsáveis pelo acompanhamento e coleta dos resultados.
  • Revisão: identificação dos problemas detectados e medidas de correção.
  • Manutenção: ações que garantam a continuidade do curso.

Pinheiro (2002) estabelece algumas definições/estratégias no intuito de facilitar a avaliação:

  • o que avaliar: definir por meio de reuniões com as pessoas envolvidas quais fases do curso será avaliado.
  • como avaliar: definir os meios que possibilitará a avaliação, como questionários, entrevistas, analise estatísticas dos dados e logs fornecido pelo AVA
  • como revisar: definir como e quem realizará a revisão das avaliações.

O MEC (2007), com o objetivo de garantir a qualidade de cursos a distância, recomenda que a avaliação seja feita em um processo bidimensional:

  • Processo de aprendizagem: avaliação constantemente do progresso dos alunos visando estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Para isso, são necessários mecanismos e indicadores que permita permanente acompanhar os estudantes, a fim de verificar dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem.
  • Institucional: avaliações que permita melhorar a qualidade nas condições de oferta dos cursos e no processo pedagógico, de modo que permita subsidiar o aperfeiçoamento do curso.

Ao final do detalhamento das fases e do modelo de desenvolvimento de Design Instrucional é importante salientar que foi visto apenas uma metodologia. Dentro do modelo e suas respectivas fases as decisões são tomadas e os caminhos traçados tendo como referência teorias pedagógicas. Araújo (2009) enfatiza o fato de que o modelo de desenvolvimento é consolidado pela reflexão das principais teorias de aprendizagem. Para tanto, nos tópicos a seguir, serão apresentada as principais teorias de aprendizagem.

Continue a leitura com o texto Principais Teorias Pedagógicas de Aprendizagem

Referências: