publicações/

Matriz de Design Instrucional

Design Instrucional

A Matriz de Design Instrucional é um documento que apresenta informações detalhadas sobre uma atividade desmembrada do Mapa de Atividades. Ela permite uma comunicação clara entre os diversos envolvidos no desenvolvimento e uma visão geral e detalhada da dinâmica ou atividade. A seguir, será resumida a função de cada coluna da Matriz de Design Instrucional.

Tabela 4: Exemplo de Matriz de Design Instrucional. (FONTE: UNIFEI, 2009)

(1) Identificação da atividade (2) Descrição/ proposta da dinâmica (3) objetivo (4) Critérios/ avaliação (5) Tipo de interação (6) Prazo (7) Ferramenta (8) Conteúdo de apoio (9) Produção dos alunos/ avaliação (10) Feedback
                   

Na primeira coluna é feita a identificação da atividade. Na coluna seguinte – (2) Descrição/ proposta da dinâmica – é informada uma descrição, um resumo da proposta da dinâmica e como será realizada. Na coluna (3) Objetivos são informados os objetivos da dinâmica, semelhante à definição de objetivos do Mapa de Atividades. Na coluna (4) Critérios são informados os critérios utilizados para avaliação. Em (5) Tipo de interação é informado se a interação é em grupo, individual ou em dupla.

Na coluna (6) Prazo é definido o prazo de realização da atividade. Em (7) Ferramenta e (8) Conteúdo de apoio são informados os recursos necessários que o aluno necessita para realizar a atividade. Na seção (9) Produção dos alunos é informado o que o aluno deverá produzir e entregar e finalmente, na coluna (10) Feedback é informado o prazo que os alunos terão para receber o retorno da atividade.

A Matriz de Design Instrucional é utilizada na elaboração de atividades dinâmicas virtuais, que visa à motivação e a efetiva aprendizagem colaborativa. Atividades dinâmicas e interações são cruciais para um curso via web focado no aprendizado.

As interações entre as pessoas são itens essencial no ambiente on-line e, por isso, são consideradas nessa fase e, principalmente no desenvolvimento do Mapa de Atividades e na criação de situações geradora de conhecimento.  As interações ocorrem por meio de recursos e ferramentas de comunicação e são utilizadas como estratégias para desenvolvimento de atividades colaborativas e como forma de ser obter informações sobre o desenvolvimento do curso e do aluno (BITTENCOURT, 1999). Vista a importância das interações no planejamento do curso, elas serão detalhadas em um momento posterior.

Referências: