publicações/

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

Design Instrucional

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs – fornecem um local onde se concretiza as ações educacionais que contém diversas funcionalidades e ferramentas de interação, administração e de apoio às estratégias educacionais. Filatro (2008) afirma que atualmente os AVAs são ambientes computacionais complexos de gerenciamento de aprendizagem que integram um conjunto de recursos e funções que apoiam a aprendizagem.

Eles fornecem uma gama de recursos e ferramentas, dentre elas, as principais, segundo Filatro (2008), são:

  • Ferramentas comunicacionais: permitem a interação entre os indivíduos. Possuem ferramentas síncronas, de comunicação instantânea, como chat e teleconferências e ferramentas assíncronas, de comunicação não instantânea, como correio, fórum, portfólio e mural de avisos.
  • Ferramentas pedagógicas: permitem a disponibilização do conteúdo, avaliação de tarefas, disponibilização da ementa, FAQ e gabaritos.
  • Ferramentas administrativas: permitem o gerenciamento de matrículas, alunos e educadores, controle de acesso, relatórios de monitoramento e desempenho dos alunos entre outras.

Existem diversos AVAs, como o TelEduc desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Aulanet desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o WebCT desenvolvido pela British Columbia University e o Moodle que possui código fonte aberto. Cada ambiente de aprendizagem possui características e ferramentas específicas, e recomendadas para um contexto e um objetivo, sendo também influenciado de acordo com uma combinação de teorias de aprendizagem.

Referências: