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Modelo Para Construção de Cursos à Distância

Design Instrucional

Caso ainda não tenha lido, recomendo o texto "Design Instrucional e a profissão de designer instrucional"

Pinheiro (2002), após fazer uma revisão bibliográfica dos principais modelos para construção de cursos à distância recomenda a adoção do modelo tradicional composto por cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Contudo, Filatro (2007) alerta para o fato de esse modelo ser criticado pela separação entre as fases e, principalmente, por considerar o planejamento baseado em um público-alvo médio. No entanto, apesar de haver críticas, segundo Pinheiro (2002) e Filatro (2007), é o modelo mais aceito e testado.

Antes de detalhar cada fase, é necessário compreender os dois principais tipos de Design Instrucional: fixo e aberto. O primeiro se baseia no planejamento e produção da proposta antecipadamente à ação de aprendizagem, o produto final é inalterável, ou seja, dirigido à educação em massa, que independente dos resultados de aprendizagem, não se altera durante a execução.

O segundo - aberto, o produto é flexível, se altera durante a execução de acordo com os resultados e entradas, admite personalização e se concentrar na eficácia dos processos de aprendizagem. É caracterizado pela utilização de um ambiente virtual de aprendizagem e pela participação de educadores que monitoram os processos.

Tendo em mente essa distinção, o modelo de desenvolvimento de Design Instrucional pode ser detalhado sem perda ou prejuízo da compreensão das suas fases, visto que essa distinção influi no processo de desenvolvimento do modelo.

Antes de apresentar a primeira fase – a análise – faz-se necessário ressaltar que elas não implicam um sistema fixo, devido à dinâmica do contexto e do Design Instrucional. Na execução das fases é adotada uma visão holística, de aprimoramento contínuo, que, conforme o aprofundamento no desenvolvimento ou a familiaridade com o tema, novas informações e idéias surgem, e estas são aprimoradas resultando no aprimoramento das fases, quando retomadas.

Referências: