Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Implementação
Caso ainda não tenha lido, recomendo o texto "Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Desenvolvimento"
A implementação abrange a aplicação do curso, o momento em que o curso é publicado e o momento em que o curso é executado. No primeiro momento, o de publicação, o material desenvolvido é publicado na internet, ou seja, o material e as atividades são disponibilizados para os alunos. No segundo momento, o de execução, os alunos já acessam o material publicado e podem iniciar o curso, com tudo funcionando corretamente. No intervalo, entre esses principais momentos, é feito a capacitação dos professores, tutores e outros envolvidos para utilização das ferramentas, conhecimento dos materiais e para a ambientação dos usuários e professores no funcionamento do sistema (FILATRO, 2007).
Pinheiro (2002) recomenda que o treinamento de professores, tutores e demais pessoas envolvidas no projeto deve iniciar com a participação dos envolvidos no momento da publicação dos materiais, a fim de que as pessoas possam se familiarizar com os materiais e colocar em prática as estratégias pedagógicas. Os envolvidos devem ser capacitados para utilizar e-mail, lista de discursão, fórum, busca na internet e demais ferramentas utilizadas no curso.
Outro item importante, segundo o autor Pinheiro (2002) é a preparação do suporte técnico para resolver problemas técnicos seja por telefone, e-mail, chat ou qualquer outro meio de comunicação.
Implementado o curso, a próxima fase – avaliação – é a confrontação dos objetivos com os resultados atingidos. Esta é a que valida todos os conceitos do planejamento.
Continue a leitura com o texto "Modelo Para Construção de Cursos à Distância: Avaliação"
Referências: